A catarata é a opacificação do cristalino, que consiste em uma lente que encontramos dentro dos olhos normais. A cirurgia de Catarata baseia-se na retirada do cristalino opacificado e substituição através do uso de lentes artificiais. Normalmente, o cristalino é transparente, porém pode perder a transparência por diversos motivos, tais como envelhecimento, doenças sistêmicas, trauma ocular, inflamações oculares, dentre outros. Os principais sintomas causados pela catarata são: visão turva, perda da visão de contraste, redução do brilho das cores, visão de halos, mudanças frequentes nos óculos, e até mesmo perda completa reversível da visão. Costuma afetar os dois olhos, mas não necessariamente ao mesmo tempo.

A cirurgia é realizada pelo médico oftalmologista e consiste no único tratamento efetivo para a catarata. É feita tradicionalmente através de um processo chamado de Facoemulsificação, que promove a retirada da catarata por meio de ondas de ultrassom, através de incisões minúsculas. As ondas de ultrassom realizam a quebra do cristalino opacificado em fragmentos microscópicos, que são gentilmente removidos. Após a retirada da catarata, o cristalino é então substituído pelas lentes intraoculares. Existem vários tipos de lentes disponíveis no mercado, que devem ser escolhidas individualmente para cada paciente.

Atualmente algumas etapas da cirurgia de catarata podem ser feitas com o auxílio de Laser Femtosegundo  adicionando ainda mais precisão ao procedimento e dispensando o uso de lâminas. O Laser Femtosegundo   é capaz de realizar as incisões, uma capsulorrexe perfeitamente circular e centralizada, além de fragmentar a catarata em diversas partes, facilitando a facoemulsificação para posteriormente ser realizado o  implante da lente intraocular.