O astigmatismo ocorre quando a córnea, a superfície frontal do olho, possui diferentes curvaturas. Uma córnea sem astigmatismo possui a superfície de uma bola de futebol. Já a córnea astigmata, possui a superfície como uma bola de futebol americano. Sendo assim, a córnea com astigmatismo forma diferentes focos, não coincidindo no plano da retina.
Pacientes com astigmatismo podem ter sintomas de visão turva e distorcida, dores de cabeça, tensão ocular e fadiga. A gravidade dos sintomas depende do grau de astigmatismo em seus olhos.
Exames de rotina podem detectar a presença de astigmatismo. Uma vez diagnosticado, o astigmatismo geralmente pode ser corrigido com óculos de prescrição, lentes de contato e Cirurgia Refrativa à Laser (LASIK e PRK).

Hipermetropia é um tipo de erro refrativo no qual a imagem formada encontra-se atrás do plano da retina. Geralmente pacientes que possuem esta condição referem boa visão para longe e visão embaçada para perto. Ocorre em pacientes com córneas planas e olhos de curto comprimento.
A hipermetropia pode ser tratada com uso de óculos e ou lentes de contato. Dependendo do caso, também pode ser tratada com Cirurgia Refrativa à Laser (LASIK e PRK).

A miopia é o erro refrativo mais comum. Os olhos míopes geralmente possuem curvaturas corneanas elevadas e comprimentos longos. Com isso, a imagem é formada antes do plano da retina, o que determina uma visão embaçada para longe e geralmente boa visão para perto. Pacientes com miopia podem também referir dores de cabeça, tonteiras e cansaço.
Óculos e lentes de contato são métodos comuns para corrigir a miopia. Alternativamente, procedimentos de correção da visão, tais como Cirurgia Refrativa à Laser (LASIK e PRK) estão disponíveis, dependendo da recomendação do seu médico.

Presbiopia é uma mudança natural na capacidade dos nossos olhos de se concentrar. Ocorre quando a lente (cristalino) do olho perde sua flexibilidade, fazendo com que os objetos pareçam borrados. Os sintomas demoram anos para se desenvolver e, normalmente, começam a aparecer a partir dos 40 anos.
São sintomas clássicos da presbiopia:
- Segurar os materiais de leitura mais longe do que o habitual
- Visão embaçada a uma distância que não costumava ser um problema
- Sofrer de fadiga ocular e dores de cabeça ao trabalhar com materiais de perto
Os efeitos da presbiopia podem ser corrigidos com óculos bifocais ou progressivos, lentes de contato multifocais ou monofocais, cirurgia convencional com lentes intraoculares multifocais ou monofocais ou cirurgia a laser como PRK ou LASIK.