Catarata é a turvação do cristalino normalmente transparente do olho. A opacidade do cristalino evita que a luz que entre no olho esteja focada na retina. O cristalino se acumula naturalmente à medida que envelhecemos, resultando em uma diminuição gradual da acuidade visual. Cataratas geralmente progridem lentamente para causar perda visual e causa potencialmente cegueira se não tratada. A condição geralmente afeta ambos os olhos, mas um geralmente é afetado mais cedo do que o outro.
Sintomas
- Visão turva
- Um “filme” ou “névoa” sobre o olho
- Diminuição do contraste
- Diminuição do brilho das cores
- Halos em torno de luzes (como faróis próximos)
- Sensibilidade à luz
- Mudanças freqüentes na prescrição de óculos
Visão turva
Visão nebulosa / nublada
Visão amarela
Dispersão de luz
Estes sintomas geralmente não são sempre associados com catarata. Se você experimentar um ou mais sintomas, você deve agendar um exame com um especialista do NEO Núcleo Especializado em Oftalmologia.
Cirurgia de Catarata
A cirurgia é o único tratamento eficaz. É recomendada quando você tem dificuldade em realizar suas atividades diárias ou fazer coisas que você gosta.
Avanços em tecnologia fizeram a cirurgia de catarata uma das formas mais bem sucedidas de cirurgia realizada hoje. O processo chamado facoemulsificação é usado para remover a catarata com ondas sonoras. Um pequeno instrumento é colocado através de uma pequena incisão. As ondas sonoras quebram a lente turva em fragmentos microscópicos, que são suavemente removidos. Na maioria das vezes, a incisão é auto-selante, não necessitando de suturas. Mais recentemente, como advento do laser de femptossegundo é possível a realização de parte da cirurgia com o auxílio do laser, aumentando ainda mais a precisão e segurança do procedimento.
Quando a catarata é removida, é substituída por uma lente intra-ocular (LIO). Ao medir cuidadosamente muitas partes do olho antes da cirurgia, utilizando a mais recente tecnologia, os especialistas em catarata do Núcleo Especializado em Oftalmologia selecionam cuidadosamente uma lente intra-ocular para cada olho.
A escolha da lente depende de cada caso e sua indicação.
Existem as lentes esféricas (normalmente oferecidas pelos planos de saúde) que são indicadas apenas para a correção da catarata e grau esférico dos olhos, portanto, paciente que desejam adicionar um procedimento refrativo, (diminuir a dependência dos óculos) precisam muitas vezes de lentes intra-oculares especiais.
As lentes asféricas tem a finalidade de, além de corrigir o grau esférico, corrigir aberrações corneanas asféricas. As lentes tóricas corrigem o grau esférico e o astigmatismo de pacientes. Nesses dois casos, o paciente diminuiria a sua necessidade do óculos para longe, porém muitas vezes mantém sua dependência de óculos para leitura e outras atividades de perto. Em casos onde o objetivo é a independência de óculos na maiorias das atividades tanto para longe quanto para perto, o ideal seriam as lentes multifocais.
Todas as opções de lentes intra-oculares mais avançadas estão disponíveis no Núcleo Especializado em Oftalmologia. Seu especialista em catarata discutirá essas opções com você no momento do exame.