O que é?

A córnea é uma estrutura do olho que tem a função de lente de aproximadamente 40 graus e para que o paciente tenha uma boa visão é necessário que a mesma seja transparente e com a formato adequado.

Ceratocone é uma doença corneana que atinge, na maioria das vezes, os dois olhos e de maneira assimétrica.  A córnea se torna mais fina em algum ponto e ocorre uma mudança no seu formato, causando baixa de visão no paciente. A faixa etária de ocorrência geralmente é entre 10 e 30 anos de idade.

Sintomas

Os sinais e sintomas do ceratocone podem mudar à medida que a doença progride. Eles incluem:

  • Visão turva ou distorcida
  • Aumento da sensibilidade à luz, que pode causar problemas com a condução noturna
  • Necessidade de mudanças freqüentes em prescrições de óculos
  • Piora repentina da visão
  • Coceira nos olhos

Consulte o seu médico oftalmologista se a sua visão está piorando rapidamente, o que pode ser causado por uma curvatura irregular do olho (astigmatismo). Ele também pode procurar sinais de ceratocone durante exames oculares de rotina.
Se você está considerando a cirurgia ocular com laser assistida in situ (LASIK), seu médico verificará se há sinais de ceratocone antes de prosseguir.

ceratocone
Causas

Fatores de risco podem aumentar suas chances de desenvolver ceratocone:

  • Ter uma história familiar de ceratocone
  • Esfregar os olhos
  • Ter certas condições, tais como: retinite pigmentar, síndrome de down, síndrome de Ehlers-Danlos, febre dos fenos e asma
Complicações

Em algumas situações, a córnea pode edemaciar rapidamente e causar visão súbita reduzida e cicatrizes na córnea. Isso é causado por uma condição em que  a camada interna da córnea se rompe, permitindo que o fluido entre na córnea (hidrópsia).

No ceratocone avançado, a córnea pode ficar com cicatriz, particularmente onde o cone se forma. Uma córnea com cicatriz provoca piora nos problemas de visão e pode requerer cirurgia de transplante de córnea.

Tratamento

O tratamento do ceratocone depende do estágio em que a doença se encontra.  Em casos inicias pode se usado óculos ou lentes gelatinosas para alcançar uma boa visão. Em casos moderados podemos usar lentes de contato rígidas ou aneis intra-estromais. Quando o ceratocone se torna muito avançado e o paciente incapaz de alcançar boa visão com os métodos citados anteriormente, o transplante de córnea se faz necessário.

O crosslinking é uma cirurgia que tem a finalidade de conter o avanço da doença e evitar um transplante, porém não melhora a visao do paciente, apenas mantém a doença no estágio em que se encontra. Muitas vezes mais de um tratamento é indicado para o mesmo paciente, ou até mesmo tratamentos diferentes para cada olho de um mesmo indivíduo.