Em algumas situações, a córnea pode edemaciar rapidamente e causar visão súbita reduzida e cicatrizes na córnea. Isso é causado por uma condição em que a camada interna da córnea se rompe, permitindo que o fluido entre na córnea (hidrópsia).
No ceratocone avançado, a córnea pode ficar com cicatriz, particularmente onde o cone se forma. Uma córnea com cicatriz provoca piora nos problemas de visão e pode requerer cirurgia de transplante de córnea.
O tratamento do ceratocone depende do estágio em que a doença se encontra. Em casos inicias pode se usado óculos ou lentes gelatinosas para alcançar uma boa visão. Em casos moderados podemos usar lentes de contato rígidas ou aneis intra-estromais. Quando o ceratocone se torna muito avançado e o paciente incapaz de alcançar boa visão com os métodos citados anteriormente, o transplante de córnea se faz necessário.
O crosslinking é uma cirurgia que tem a finalidade de conter o avanço da doença e evitar um transplante, porém não melhora a visao do paciente, apenas mantém a doença no estágio em que se encontra. Muitas vezes mais de um tratamento é indicado para o mesmo paciente, ou até mesmo tratamentos diferentes para cada olho de um mesmo indivíduo.