O Ceratocone é uma doença que acomete a córnea. É caracterizada pelo comprometimento da espessura e do formato da córnea, o que leva à distorção da imagem. Existem vários tipos de opções de tratamento para o ceratocone, sendo a primeira opção o uso de óculos e lentes de contato nas fases iniciais da doença. Quando não são suficientes para promover uma boa visão, pode se tornar necessário o tratamento cirúrgico. As opções de tratamento cirúrgico são: crosslinking, anel intracorneano e o transplante de córnea.
O crosslinking de colágeno deve ser realizado na tentativa de estabilização da doença. É feito através da emissão de raios ultravioleta na parte central da córnea e uso de vitamina B2 (Riboflavina) sob anestesia tópica.
O implante de anel intraestromal é realizado para reduzir a irregularidade corneana, através da introdução de uma prótese de acrílico no interior da córnea.
O transplante de córnea consiste na retirada da córnea doente e colocação de uma córnea doadora. Deve ser realizado somente em último caso, quando todas as outras opções de tratamento não foram suficientes para promover boa visão.