A conjuntivite é uma das infecções oculares mais comuns em crianças e adultos. É uma inflamação da conjuntiva, o tecido da superfície interna da pálpebra e revestimento exterior do olho. Este tecido ajuda a manter a pálpebra e globo ocular úmido.
Conjuntivite pode ser causada por vírus, bactérias, substâncias irritantes (shampoo, sujeira, fumaça, cloro), alérgenos (substâncias que causam alergias) ou infecções sexualmente transmissíveis. Conjuntivite causada por bactérias, vírus e infecções sexualmente transmissíveis podem se espalhar facilmente de pessoa para pessoa, mas não é um risco grave para a saúde se diagnosticado prontamente.
- Vermelhidão no branco do olho ou pálpebra interna
- Maior quantidade de lágrimas
- Secreção amarela espessa , verde ou branca
- Crostas sobre os cílios, especialmente após o sono
- Coceira (especialmente na conjuntivite causada por alergias)
- Queimação (especialmente na conjuntivite causada por produtos químicos e irritantes)
- Visão embaçada
- Aumento da sensibilidade à luz

Consulte o seu oftalmologista se tiver algum destes sintomas persistentes.
Bactérias
Conjuntivite causada por bactérias é tratada com antibióticos, um tipo de medicamento prescrito pelo seu médico. O antibiótico pode ser administrado como colírio, pomadas ou comprimidos. Colírios ou pomadas podem precisar ser aplicados no olho três a quatro vezes por dia durante cinco a sete dias. Pode ser difícil aplicar pomadas no olho de uma criança. Os comprimidos podem precisar ser tomados por vários dias. A infecção deve melhorar dentro de uma semana. Tome o medicamento de acordo com as instruções do seu médico, mesmo que os sintomas desapareçam.
Vírus
Este tipo de conjuntivite muitas vezes resulta de um resfriado comum e assim como tal deve durar de quatro a sete dias. É possível ajudar a aliviar os sintomas aplicando compressa fria e usando lágrimas artificiais conforme recomendado pelo seu médico.
Substância irritante
Sempre que houver contato de qualquer substância com seus olhos, use água corrente por cinco minutos e procure seu medico para realizar o tratamento adequado.
Alergias
A conjuntivite associada à alergia deve ser verificada pelo seu oftalmologista e um alergista. Pode desaparecer completamente quando a alergia é tratada com anti-histamínicos ou quando o alérgeno é removido. Você pode aliviar os sintomas temporariamente aplicando uma compressa fria nos olhos fechados.
Oftalmia neonatal e infecções sexualmente transmissíveis
A mesma bactéria que causa as infecções sexualmente transmissíveis clamídia e gonorréia também pode infectar a conjuntiva. A forma infantil é chamada oftalmia neonatal e é mais comumente disseminada durante o nascimento quando a criança passa pelo canal do parto de uma mãe infectada. Geralmente são instilados gotas de colírio imediatamente após o nascimento para tratar qualquer possível infecção. A conjuntivite de adultos relacionada à doença sexualmente transmissível pode ser transmitida através de contato manual ao esfregar os olhos ou tocar nas lentes de contato após tocar genitais infectados. Os antibióticos orais (comprimidos, colírios ou pomadas) são geralmente prescritos para tratamento. É importante que todos os contatos sexuais sejam testados e tratados para essas doenças sexualmente transmissíveis para evitar re-infecção.
Estar em torno de uma pessoa que tem conjuntivite e usar lentes de contato pode aumentar o risco de contrair conjuntivite, mas o resultado é geralmente muito bom com o tratamento. Lavar as mãos completamente pode ajudar a prevenir a propagação de conjuntivite infecciosa.
Observe que os olhos podem ser re-infectados. Procure o seu médico se os sintomas retornarem ou se a visão diminuir após o tratamento.