IOLMaster 500 Zeiss

BIOMETRIA ÓPTICA

Aparelho: IOLMaster 500 Zeiss

A biometria óptica é o padrão atual para cálculos de lente intra-ocular (LIO) na prática clínica. A biometria óptica é um método automatizado não-invasivo e bastante preciso para medir as características anatômicas do olho. Medições precisas são críticas para determinar o grau correto de uma LIO antes de ser implantado durante a cirurgia de catarata.

Antes da implantação, o grau correto da lente precisa ser determinado. O processo de medição das várias características anatômicas do olho que são necessários para o cálculo da potência da LIO é chamado de biometria ocular. A biometria óptica, também conhecida como biometria oftálmica, utilizando interferometria de coerência parcial tornou-se o padrão-ouro na biometria ocular, pois é altamente precisa, fácil de realizar, não invasiva e confortável para o paciente.

Disponibilizamos em nosso serviço do aparelho IOLMaster. A precisão da biometria óptica, e em particular o IOLMaster, foi amplamente confirmada em diversos estudos científicos.

O uso da biometria óptica é uma ferramenta valiosa no planejamento da cirurgia de catarata, resultando na otimização dos resultados do paciente.

IOLMaster 500 Zeiss

BIÔMETRO DE CONTATO  

Aparelho: Compact Touch Quantel   

Sistema avançado de biometria de contato por ultra-som que fornece medições

precisas de comprimento axial em pacientes com catarata densa (principalmente
quando a biometria usando o IOLMaster não pode ser realizada) de forma rápida
e eficiente, para calcular a medida das lentes intraoculares.

CAMPIMETRIA COMPUTADORIZADA  

 Aparelho:  Humphrey HFA 840

A campimetria computadorizada é a ferramenta mais moderna e sensível para medir a  função  combinada  entre a  retina, o nervo óptico e  a  via intracraniana visual. O  uso  clínico  deste  dispositivo  serve  para  detectar  ou  monitorar  a  perda  de campo visual por trauma ou áreas inflamatórias na retina sensorial. Este exame também  é considerado  um  estudo  indispensável  para  pacientes  portadores  de Glaucoma,  já  que  a  perda  de  campo  visual  periférico  é  uma  das  principais manifestações desta doença, que pode levar à cegueira irreversível. O  teste  não  requer  dilatação  da  pupila,  leva  cerca  de  20  minutos  e  envolve  aplicação de estímulos de luz que quantificam o dano do nervo óptico. À medida que você olha para uma tela com luzes piscando, você aperta um botão cada vez que você vê um piscar. Usando suas respostas a um ou mais destes testes, seu oftalmologista determina a plenitude de seu campo de visão. O resultado é dado uma  vez  que  o  teste  é  concluído,  contudo  sua  interpretação  depende  do oftalmologista.

CERATOSCOPIA COMPUTADORIZADA – TOPOGRAFIA   

Aparelho: TOMEY TMS-4N

A  topografia  corneana  é  uma  técnica  de  imagem  não  invasiva  para  mapear  a curvatura  superficial  da  córnea.  Uma  vez  que  a  córnea  é  normalmente responsável por cerca de dois terços do poder refrativo do olho, sua topografia é de  grande  importância  na  determinação  da  qualidade  da  visão  e  da  saúde  da córnea.

O  mapa  tridimensional  é,  portanto,  um  auxílio  para  o  oftalmologista  e  pode ajudar no diagnóstico e tratamento de uma série de condições:

  • No planejamento da cirurgia de catarata e implante de lente intra-ocular;
  • No planejamento de cirurgia refrativa, como LASIK e PRK, além de avaliar seus
    resultados;
  • Na avaliação do ajuste das lentes de contato.

O procedimento é realizado em segundos e é completamente indolor.

EXAME DE REFRAÇÃO

O exame de refração (grau dos óculos) consiste na avaliação e medida dos erros refracionais do paciente. Seu oftalmologista normalmente realiza essa avaliação fazendo com que você olhe através de um dispositivo semelhante a máscara que contém diferentes lentes (Refrator de Greens). Ele ou ela pede que você julgue qual combinação de lentes lhe dá a visão mais nítida.

A avaliação do seu erro de refração ajuda ao seu médico a determinar uma prescrição de lente que lhe dará a visão mais nítida e confortável. A avaliação também pode determinar que você não precisa de lentes corretivas, assim como ajudar na melhor forma de tratamento para a correção de grau, seja através do uso dos óculos, lentes de contato ou cirurgia refrativa a Laser.

GONIOSCOPIA

O que é?

A gonioscopia é realizada para avaliar o sistema de drenagem interno do olho, também referido como o ângulo da câmara anterior. Este é o local onde o fluido de dentro do olho (humor aquoso) drena para fora do olho. Em circunstâncias normais, o ângulo não pode ser visto durante o exame oftalmológico, sendo necessária a utilização de uma lente especial, que é colocado na superfície do olho e permite a visualização do ângulo e do sistema de drenagem.

Por que é necessário?

A pressão dentro do olho é mantida pela constante produção e drenagem do fluido. Se o sistema de drenagem não estiver funcionando corretamente, a pressão dentro do olho, também conhecida como pressão intraocular, pode aumentar. A elevação da pressão intra-ocular pode causar danos ao nervo óptico, o “cabo” que envia imagens do olho para o cérebro. Este tipo de dano é chamado de Glaucoma, que a principal causa de cegueira irreversível em todo o mundo.

Olhando para o “ângulo”, os médicos podem determinar se ele está aberto ou fechado, assim como se existem outras alterações, tais como vasos sanguíneos anormais e aderências. Um ângulo fechado é uma anomalia que pode predispor ao aumento súbito da pressão intra-ocular. Este aumento na pressão pode causar uma forma muito grave e aguda de Glaucoma, que pode ser tratada e, até mesmo, prevenida com a realização de um laser, a iridotomia, caso a anormalidade do ângulo predisponente seja reconhecida através da gonioscopia.

Além disso, a gonioscopia permite que o oftalmologista observe características mais sutis do sistema de drenagem do olho, a fim de orientar seu diagnóstico e plano de tratamento.

Como isso é feito?

A gonioscopia é realizada com a cabeça posicionada na lâmpada de fenda (o microscópio especial usado para olhar os olhos). Após instilar gotas de colírio anestésico, uma lente de contato especial é colocada diretamente no olho e um feixe de luz é usado para iluminar o ângulo. Geralmente, não há dor associada e o exame de ambos demora poucos minutos.

MAPEAMENTO DE RETINA

O mapeamento de retina permite ao seu oftalmologista avaliar a parte de trás do olho, incluindo a retina, o disco óptico e a camada subjacente dos vasos sanguíneos que nutrem a retina (coróide). Geralmente antes que seu doutor possa ver estas estruturas, suas pupilas devem ser dilatadas com colírios que mantêm a pupila dilatada quando seu oftalmologista brilha a luz no olho.

Durante este exame, você pode se deitar, reclinar-se em uma cadeira ou sentar-se. Seu oftalmologista examina o interior do olho com a ajuda de uma lente de condensação e uma luz brilhante montado em sua testa. Este exame permite ao seu médico ver a retina e outras estruturas dentro do seu olho em grande detalhe e em três dimensões.

MICROSCOPIA ESPECULAR DE CÓRNEA

Aparelho:  Tomey EM-4000

Um sistema indispensável para medir o diâmetro, morfologia e número de células endoteliais da córnea. É parte integrante da avaliação pré-operatória da cirurgia de catarata. É aplicado no monitoramento de distúrbios congênitos e adquiridos da córnea assim como acompanhamento de pacientes usuários de lentes de contato.

PAQUIMETRIA ULTRASSÔNICA

Aparelho:  Apramed P12

A Paquimetria Ultrassônica é um exame indicado para medir a espessura da córnea através de uma sonda de ultra-som. Pode ser utilizada em casos de glaucoma, ceratocone, cirurgia refrativa, edema de córnea e outras doenças que podem ocasionar alteração na espessura corneana.

Este exame é indolor, de contato e não invasivo.

Usuários de lente de contato devem suspender o uso 5 dias antes do exame.

Duração: aproximadamente 10 minutos.

RETINOGRAFIA

Aparelho: Visucam 524 com ICG

A nova câmera de fundo VISUCAM com um sensor de 24 megapixels produz imagens brilhantes e ricas em detalhes para ajudar efetivamente no diagnóstico e monitoramento de uma ampla gama de doenças oculares como exemplo: glaucoma,  retinopatia diabética  e Degeneração Macular Relacionada  a Idade.

Vantagens do VISUCAM:

Maior percepção diagnóstica – Imagens de fundo de alta resolução.

Versatilidade – Câmara totalmente equipada com todos os modos de imagem.

Desempenho melhorado da prática – Design simples, fácil de usar, integração total com o fluxo de trabalho da clínica.

O VISUCAM é um sistema completo com inúmeros modos de captura de imagens – autofluorescência de fundo, red free – e funcionalidade de visualização que fornecem diagnósticos para o cuidado do paciente.

RETINOGRAFIA COLORIDA

A Retinografia é um exame de imagem que fotografa as áreas do fundo do olho, como a retina, a coróide, o nervo óptico e os vasos sanguíneos. Consiste na fotografia do fundo do olho. O exame permite a documentação de alterações na retina e no nervo óptico, fundamental no acompanhamento de doenças progressivas.

RETINOGRAFIA FLUORESCENTE OU ANGIOFLUORESCEINOGRAFIA

A Angiofluoresceinografia  é um procedimento de diagnóstico que utiliza uma câmera especial para gravar o fluxo sanguíneo da RETINA – o tecido sensível à luz na parte posterior do olho.

O teste não envolve qualquer contato direto com os olhos. Seus olhos serão dilatados antes do procedimento.

A Fluoresceína é injetada em uma veia no braço / mão. À medida que o corante passa através dos vasos sanguíneos de seu olho, as fotografias são tiradas para registrar o fluxo de sangue em sua retina. As fotografias podem revelar vasos sanguíneos anormais ou danos ao revestimento sob a retina.

As imagens serão capturadas em preto e branco. O corante fluoresce nos vasos sanguíneos e será gravado como cinza claro ou branco na imagem. A interpretação do angiograma anormal baseia-se na identificação de áreas que exibem hipofluorescência (escuridão) ou hiperfluorescência (brilho).

A Angiofluoresceinografia  é frequentemente recomendada para acompanhar o curso de uma doença e monitorar os resultados do tratamento. É particularmente útil no tratamento da retinopatia diabética e da degeneração macular.

Como funciona o exame?

O procedimento real levará 10-20 minutos. A duração média da estadia em nosso espaço pode ser de 1-2 horas.

Seu histórico médico será revisado por um profissional de nossa equipe antes do teste.

Alguns indivíduos podem experimentar ligeira náusea durante o procedimento. O sintoma passa dentro de alguns segundos.

As reações alérgicas ao corante são raras. Se ocorrerem, podem causar erupções cutâneas e prurido. Esta reação é tratada com anti-histamínicos. Reações alérgicas graves são extremamente raras.

Suas pupilas serão dilatadas para o exame. Depois que as pupilas estão dilatadas sua visão pode tornar-se borrada. A condução não é recomendada quando as pupilas estão dilatadas.

Contraindicações

  • Reação prévia ao contraste
  • Asma severa não controlada
  • Enfarte do miocárdio recente
  • Gravidez
  • Lactação

TESTE DE SOBRECARGA HÍDRICA

O teste de sobrecarga hídrica verifica de forma indireta a capacidade de drenagem do humor aquoso. Este teste tem ganhado significante interesse nos últimos anos, uma vez que diferentes estudos têm mostrado a sua utilização como um substituto para a detecção de pacientes com picos de pressão intra-ocular (PIO) não detectados durante o horário regular de expediente.

Como funciona o exame?

Após a primeira medida da pressão intraocular, o paciente deverá ingerir 1 litro de água mineral dentro do intervalo de 5 minutos. Serão feitas novas medidas da pressão intraocular no intervalo de 15, 30 e 45 minutos após a ingestão da água.

A finalidade é verificar como um determinado olho se recupera de uma elevação transitória da pressão intra-ocular. O pico de pressão ocular obtido durante a realização do teste se correlaciona com o pico de pressão que ocorre durante as 24 horas do dia.

TOMOGRAFIA DE COERÊNCIA ÓPTICA (OCT)

Aparelho: CIRRUS 5000 OCT HD + SMART

Analisa o segmento posterior do olho com tecnologia espectroscópica de tomografia de coerência óptica para o controle da estrutura microscópica da retina, da fibra óptica e da morfologia do disco óptico. Este exame auxilia no diagnóstico e tratamento de condições como a degeneração macular relacionada à idade, edema macular da retina, oclusão da veia, edema macular diabético,  assim como também,  da doença do nervo óptico ( glaucoma ).

TONOMETRIA DE APLANAÇÃO (PARA MEDIDA DA PRESSÃO INTRAOCULAR)

Aparelho: Tonômetro de Goldmann

A tonometria é um exame oftalmológico que permite a medida da pressão intra-ocular. É fundamental para o diagnóstico e acompanhamento do paciente com glaucoma.

O método de aplanação mede a força necessária para aplanar uma determinada área da córnea. A medição consiste em aplicar 01 gota de colírio anestésico e outra de colírio com fluoresceína, o mesmo corante usado em um exame de lâmpada de fenda regular. Usando a lâmpada de fenda, o oftalmologista move o tonômetro para tocar a córnea e determinar a pressão do olho.

ULTRASSONOGRAFIA OCULAR

Aparelho: Compact Touch Quantel

A tecnologia da Ultrassonografia Ocular pode ser usada para gerar imagens de sua lente e estrutura do olho. A A-Scan, ajuda a determinar a largura precisa de lente artificial que deve ser usada para substituir a sua própria lente. O seu olho terá de ser adormecido temporariamente com gotas anestésicas e, em seguida, uma sonda especial, ou transdutor, será tocado na superfície do seu olho. Este teste é indolor, rápido e sem risco (mas evite esfregar os olhos enquanto ainda estão dormentes).