O Glaucoma pode afetar pacientes de todas as idades, muitos dos quais não apresentam sintomas e podem não estar cientes de que têm a doença. O Glaucoma refere-se a um grupo de doenças que causam danos ao nervo óptico, as células desse nervo (fibras nervosas) vão morrendo e o nervo óptico não consegue mais mandar sua mensagem para o cérebro, podendo levar a uma cegueira irreversível. Pode ser causada também por uma infecção ocular grave, lesão, obstrução dos vasos sanguíneos ou condições inflamatórias do olho.

O principal fator de risco associado ao glaucoma é o aumento da pressão intraocular, porém existem casos em que a pressão está normal (glaucoma de pressão normal) . Existem dois outros tipos de glaucoma, de ângulo aberto e de ângulo fechado. O glaucoma de ângulo aberto é o tipo mais comum e ocorre pois o humor aquoso (líquido no olho) não consegue ser drenado adequadamente através de uma região chamada malha trabecular. O glaucoma de ângulo fechado envolve um aumento súbito da pressão no olho devido a uma drenagem pobre, uma vez que o ângulo entre a íris e a córnea é muito estreito.
Muitos pacientes não experimentam quaisquer sintomas durante os estágios iniciais do glaucoma, incluindo ausência de dor e perda de visão. Isso torna difícil para muitos pacientes saber se eles têm a doença. Mas à medida que o glaucoma progride, os pacientes podem sofrer uma perda de visão periférica ou lateral, juntamente com dor ocular repentina, dor de cabeça, visão turva ou a aparência de halos em torno de luzes.
Enquanto alguns pacientes podem experimentar sintomas de glaucoma ao mesmo tempo que a doença progride, outros não sabem que eles têm a condição até que sejam submetidos a um exame de olho de rotina. Existem vários exames diferentes para diagnosticar o glaucoma, incluindo teste de acuidade visual, e campo visual. Esses testes medem o quão bem os pacientes podem ver a várias distâncias e medem a visão periférica. Outros testes também podem ser realizados, como tonometria para medir a pressão dentro do olho e paquimetria para medir a espessura da córnea, assim como também, varreduras do nervo óptico para avaliar a saúde do nervo (Tomografia de Coerência Óptica) e retinografia para documentação fotográfica do nervo, facilitando a avaliaçãoo pelo oftalmologista e permitindo a comparação com fotos futuras.

Uma vez que o glaucoma foi diagnosticado, o tratamento deve começar o mais cedo possível para ajudar a minimizar o risco de perda permanente da visão. Não há nenhuma cura para o glaucoma, o tratamento tem como objetivo aliviar sintomas e impedir que mais dano ocorra. A maioria dos casos de glaucoma pode ser tratada com colírio, cirurgia a laser ou microcirurgia. O melhor tratamento para o paciente depende do tipo e gravidade da doença, e pode ser discutido com o seu médico.
As gotas para os olhos são usadas para reduzir a produção de fluidos na frente do olho ou para ajudar a drenar o excesso de fluido, mas pode levar a vermelhidão, ardência, irritação ou visão embaçada. Os doentes devem informar o seu médico sobre quaisquer reações medicamentosas para minimizar o risco de efeitos secundários.
A cirurgia a laser para glaucoma tem como objetivo aumentar a saída de líquido do olho ou eliminar bloqueios de líquidos (como a trabeculoplastia a laser, a iridotomia e a ciclofotocoagulação).
Embora não haja nenhuma maneira infalível para evitar o desenvolvimento de glaucoma, exames regulares e detecção precoce são as melhores formas de proteção contra os danos nocivos que a doença pode causar. Enquanto qualquer pessoa pode desenvolver glaucoma, algumas pessoas estão em maior risco de desenvolver doença. Essas pessoas podem incluir:
- Maiores de 60 anos
- Raça negra com idade superior a 40
- Ter uma história familiar de glaucoma
- Ter diabetes
- Alta miopia
- Hipertensão
Os pacientes devem ter um exame oftalmológico completo e realizar dilatação dos olhos pelo menos uma vez a cada ano, especialmente se tiverem maior risco de desenvolver glaucoma.
Para saber mais sobre glaucoma e como você pode ser testado para esta condição grave, por favor, ligue hoje para agendar uma consulta com um dos nossos médicos.