O que é?

Pterígio é uma elevação em forma de cunha no globo ocular que começa no branco do olho (conjuntiva/esclera) e pode invadir a córnea.

A exposição à luz solar intensa por longo período – especialmente quando você está na água, quando ocorre a reflexão dos raios UV – é o principal fator de risco para seu crescimento.
Caracteriza-se pelo crescimento benigno (não-canceroso), porém pode causar sérios agravos à saúde ocular

Causas

Embora a radiação ultravioleta do sol pareça ser a principal causa para o desenvolvimento e crescimento de pterígio, poeira e vento são por vezes também implicados.

Geralmente desenvolve por volta dos 30-50 anos de idade, e raramente são vistos em crianças. Pessoas com pele clara e olhos claros pode ter maior risco de desenvolver um pterígio.

Se um pterígio se torna inflamado e afeta a córnea, a excisão (cirurgia de pterígio) pode ser necessária.

Sinais e sintomas
  • Ardência
  • Sensação de corpo estranho
  • Olho vermelho
  • Pode desenvolver astigmatismo e aberrações de alta ordem
  • Piora da visão
Tratamento

O tratamento do pterígio nas formas iniciais é apenas com colírios lubrificantes e/ou vasoconstritores para aliviar os sintomas e diminuir a vermelhidão. Mas quando a doença aumenta, o único tratamento possível é a cirurgia.

A cirurgia consiste na exérese (retirada) do pterígio. Existem várias técnicas para a cirurgia do pterígio. Em todas elas, realiza-se a retirada total do pterígio, a diferença é no que é colocado no local aonde havia o pterígio.

Na técnica mais utilizada coloca-se uma parte de conjuntiva retirada de outro local do olho (transplante de conjuntiva). A colocação deste transplante diminui muito a possibilidade de recidiva do pterígio. Em geral é necessário dar pontos na cirurgia de pterígio, para fixar o “transplante” colocado. No entanto, atualmente, já pode ser usada uma cola biológica que gruda esse transplante e evita a necessidade dos pontos. Isso é a cirurgia de pterígio sem pontos.