O que é?

O olho seco é uma condição que comumente afeta muitos de nós, especialmente à medida que envelhecemos. As lágrimas são produzidas para lubrificar os olhos e proporcionar uma superfície lisa para a clareza óptica. As lágrimas são compostas de três camadas: a camada oleosa externa, a camada aquosa média e a camada mucosa interna. O olho seco é causado pela diminuição da produção de lágrimas ou pela pobre estabilidade da lágrima (evaporação excessiva).

As condições comuns que podem resultar em olho seco incluem certos problemas médicos, tais como Artrite Reumatóide, Lúpus, Síndrome de Sjogren (associado com olho seco e boca seca) e Distúrbios da Tireóide. Certos medicamentos também podem causar olhos secos, incluindo anti-histamínicos, descongestionantes, antidepressivos e contraceptivos orais. Outros problemas, como pálpebras fracas, anormalidades da pálpebra, desgaste prolongado das lentes de contato, climas secos e lesões oculares anteriores ou cirurgia também podem resultar em olho seco.

Sintomas

Os sintomas de olho seco podem incluir dor, vermelhidão e queimação, prurido, uma sensação de corpo estranho, visão turva e lacrimejamento.

Tratamento

Embora não haja cura para o olho seco, várias opções estão disponíveis para o tratamento. Lágrimas artificiais e pomadas lubrificantes são frequentemente recomendados para causas leves de olho seco. Outras opções podem incluir medicamentos que podem aumentar a produção de lágrimas ou realmente melhorar a estabilidade do filme lacrimal. Plug lacrimal para diminuir a drenagem lacrimal, nutrição ocular com suplementos, e raramente, a cirurgia pode ser necessária para o alívio dos sintomas.