A Trabeculoplastia Seletiva a Laser, ou SLT, é um procedimento a laser que é usada para diminuir a pressão intraocular no glaucoma. Ele é usado quando colírios anti-glaucomatosos não estão diminuindo a pressão ocular suficiente ou estão causando efeitos colaterais significativos. Às vezes, pode ser usado como tratamento inicial no glaucoma.

A SLT está em uso há 15 anos nos Estados Unidos e em todo o mundo.

Quem é um candidato para SLT?

Pacientes que têm glaucoma de ângulo aberto ( sistema de drenagem na parte frontal do olho que está aberto) e que precisam de redução da pressão intraocular (PIO) são elegíveis para o procedimento. Seu oftalmologista fará a determinação final se você for um candidato.

Como funciona?

A energia do laser é aplicada ao tecido de drenagem no olho. Isto inicia uma alteração química e biológica no tecido que resulta numa melhor drenagem do fluido através do dreno e para fora do olho. Isto eventualmente resulta em abaixamento de PIO. Pode levar de 1 a 3 meses para que os resultados apareçam.

Por que é chamado seletivo?

O tipo de laser utilizado tem uma absorção de energia térmica mínima, porque é apenas absorvido pelo tecido pigmentado selecionado no olho. Às vezes é referido como um “laser frio.” Por causa disto, o procedimento produz menos tecido cicatricial e tem dor mínima.

Quais são os riscos?

Um aspecto importante da SLT é um perfil de efeito secundário favorável, mesmo quando comparado com os medicamentos para glaucoma. A inflamação pós-operatória é comum, mas geralmente leve, e tratada com observação ou gotas oculares ou um fármaco anti-inflamatório não esteróide oral. Existe uma incidência de aproximadamente 5% de elevação da PIO após o laser, que pode ser controlada por medicações de glaucoma e geralmente desaparece após 24 horas.

Quão eficaz é?

O SLT reduz a PIO em cerca de 30% quando utilizado como terapia inicial. Isto é comparável à redução da PIO da classe mais poderosa e mais comumente usada de medicação para glaucoma (análogos de prostaglandina). Este efeito pode ser reduzido se o doente já estiver a tomar medicamentos contra o glaucoma.

Quanto tempo dura o efeito?

O efeito geralmente durará entre 1-5 anos, e em casos raros, mais do que isso.

O que acontece se não funcionar?

Se SLT não baixar a PIO, então o glaucoma é tratado por outros meios, como medicamentos ou cirurgia convencional. O laser não afeta o sucesso destes outros tipos de tratamento.

Eu ainda precisarei usar medicamentos para glaucoma?

Alguns pacientes podem ser controlados com apenas tratamento a laser. Outros requerem redução adicional de PIO e, portanto, podem precisar usar medicação para glaucoma também. Pense no SLT como equivalente a uma medicação de glaucoma. Assim como alguns pacientes necessitarão de mais de um medicamento para controlar sua PIO, alguns podem também requerer laser mais um ou mais medicamentos contra o glaucoma. É importante lembrar que SLT não é uma cura para o glaucoma, assim como medicação e cirurgia não são. Seja qual for o método utilizado para tratar o glaucoma, um acompanhamento adequado e testes com o seu profissional de cuidados com os olhos é fundamental.